terça-feira, 12 de abril de 2011

Juiz de Fora recebe exposição sobre centenário de Noel Rosa

Fotos: Jesualdo Castro
 Cenário de um botequim da época de Noel Rosa
Juiz de Fora está um pouco mais carioca com a exposição “Cordiais saudações: de Noel Rosa a Minas Gerais”, que pode ser visitada no Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora (ECC/JF). A mostra, que comemora o centenário de nascimento do poeta da Vila, reúne um grande acervo sobre Noel. Podem ser vistas fotos das décadas de 1920 e 1930, feitas por Augusto Malta, letras das principais canções do compositor e o documentário de Thiago de Mello, além de duas cenas que representam a importância do rádio durante estas décadas.


Os visitantes poderão escrever uma carta para Noel
Na canção que dá nome à exposição, o poeta retrata uma das formas mais comuns de comunicação interpessoal antes do advento do telefone e da internet: as cartas. Segundo a gerente do ECC/JF, Sueli Navarro, para resgatar esta tradição uma caixa de correio foi montada dentro da exposição para que os visitantes possam interagir com ela. “Após a visita, as pessoas podem escrever uma carta para Noel relatando suas dificuldades, suas alegrias ou, simplesmente, mandar um recado para o poeta”, explica Sueli.

Com Juiz de Fora, o poeta Noel Rosa estabeleceu uma importante relação, pois vários de seus parentes viveram na cidade. Na visão de Sueli, este é um dos fatores que torna a exposição ainda mais importante para a cidade. “O poeta sempre esteve muito ligado a cidade. Além de seus avós, tios e da própria mãe, descobrimos que depois de sua morte outros parentes continuaram a morar aqui”, afirma a gerente do ECC/JF.

Noel de Medeiros Rosa, teria completado 100 anos em dezembro passado. Nasceu em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O primeiro sucesso foi composto em 1929, intitulado “Com que roupa eu vou?”. Em sua obra estão presentes fiéis retratos da sociedade carioca de sua época como o emprego, o patrão, os amores e o botequim da esquina. O que lhe garantiu grandes sucessos.

Detalhes:
Exposição: “Cordiais saudações: De Noel Rosa a Minas Gerais”
Local: Espaço Cultural Correios Juiz de Fora (Rua Marechal Deodoro, 470, Centro)
Data: Até 14 de maio de 2011.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, das 10h às 14h.
Outras informações, pelo telefone 32 3690-5715 ou pelo e-mail mgespacocultural@correios.com.br

por Ramirez dos Santos

Veja abaixo, a letra e o vídeo da música "Cordiais Saudações", de Noel Rosa.


(Cordiais saudações...)

Estimo que este mal traçado samba
Em estilo rude,
Na intimidade
Vá te encontrar gozando saúde
Na mais completa felicidade
(Junto dos teus, confio em Deus)

Em vão te procurei,
Notícias tuas não encontrei,
Eu hoje sinto saudades
Daqueles dez mil réis que eu te emprestei.
Beijinhos no cachorrinho,
Muitos abraços no passarinho,
Um chute na empregada
Porque já se acabou o meu carinho

A vida cá em casa
Está horrível
Ando empenhado
Nas mãos de um judeu.
O meu coração vive amargurado
Pois minha sogra ainda não morreu
(Tomou veneno, e quem pagou fui eu)

Sem mais, para acabar,
Um grande abraço queira aceitar
De alguém que está com fome
Atrás de algum convite pra jantar
Espero que notes bem:
Estou agora sem um vintém
Podendo, manda-me algum.
Rio, sete de setembro de trinta e um

(Responde que eu pago o selo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário