segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ajude seu coração

Todo mundo já sabe que fazer caminhada ao menos duas vezes por semana faz bem ao coração e a saúde agradece. Mas e o tempo para isso? O dia-a-dia cada vez mais corrido, muitas vezes faz com que as pessoas deixem a saúde de lado. Sem tempo para a atividade física, todos são candidatos ao sedentarismo, considerado como a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa.


 A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como faxinar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificadas como sedentárias. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias, ou quase nenhuma, com atividades físicas durante o dia afirma a professora de educação física Fernanda Oliveira.

O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultar nutricionistas e personal trainers especializados, depois disso, mudar alguns hábitos de vida, de acordo com a orientação dos profissionais diz a nutricionista Gabriela Brandão.

Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as consequências ligadas à inatividade: “uma dieta balanceada rica em fibras e alimentos leves combinada com hábitos saudáveis como a caminhada, pelo menos duas vezes por semana durante quarenta minutos, aumentam a qualidade de vida e auxiliam na perda de peso.  O corpo precisa de um estímulo e esses hábitos ajudam também na saúde mental e auto-estima.” pontua Gabriela.

por Débora Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário